quinta-feira, 12 de julho de 2018

Despertar do feminismo

Em 2016, Cassie Jaye lançou o documentário  "The Red Pill" ("A Pílula Vermelha"), sobre o Men's Rights Movement (Movimento pelo Direito dos Homens), que defende que não apenas o feminismo foi longe demais como atualmente os homens são discriminados e prejudicados pelas leis e pelos governos. 

Jaye passou um ano entrevistando membros do Men's Rights Movement e seus críticos, inclusive feministas. O filme mostra não apenas as opiniões (e dados) dos entrevistados, mas também as dúvidas que elas levantam na entrevistadora.

O título é uma referência à cena do filme Matrix (1999) em que se oferece ao protagonista Neo duas escolhas: tomar uma pílula azul e retornar à abençoada ignorância, ou tomar a pílula vermelha e descobrir a realidade - por mais dolorosa que ela seja. 

Antes que o filme fosse exibido, organizações feministas de várias cidades tentaram censurar ou boicotar o filme. Não adiantou: o filme foi exibido, premiado e foi um sucesso de público.


Cassie Jaye fez uma palestra para o TEDx, que pode ser vista aqui:

 Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=3WMuzhQXJoY

Espero que ele sirva para despertar aqueles que ingenuamente acreditam que o feminismo, atualmente, é a defesa de igualdade entre homens e mulheres. Não é, e não é há muitas décadas, desde a chamada segunda onda do feminismo, nos anos 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário